quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Um ''anime'' shoujo bizarro experimental de 1999 [Tanima Yumeji no Zekkyou Gekijou]

 Enquanto os animes hoje são basicamente mainstream e frequentemente ganham popularidade, os moving manga (a palavra japonesa para Motion Comics) nunca conseguiram ganhar tanta força, provavelmente por estar em um estranho espaço liminal entre os quadrinhos e animação. Eu curto bastante esse estilo dos motion comics, sempre pensei que dava pra fazer algo super legal com isso, e Tanima Yumeji no Zekkyou Gekijou (em tradução literal: Teatro dos Gritos de Tanima Yumeji) provou essa ideia para mim.

Esse OVA foi lançado apenas em VHS e é bastante raro de achar

Zekkyou Gekijou é uma OVA experimental de 1999 que adapta 2 contos de um mangá homônimo escrito & ilustrado por Tanima Yumeji, o Yumeji é considerando um dos nomes mais icônicos dos mangá de terror shoujo; ele aparecia em todo tipo de revista de terror, não só nas revistas famosas como Gekkan Suspiria, Horror M ou Kyôfu no Yakata DX, mas também em revistas menores do gênero como a All Kaidan ou Gekkan Pandora. O estilo de Yumeji é extremamente memorável, os personagens são sempre fofos e simples, enquanto todo tipo de aparição e violência é desenhada de forma bastante grotesca e realista, ele sempre mistura comédia absurda e terror grotesco em suas obras.

Sexy! (De Watashi Yasetai, o sétimo conto de Zekkyou Gekijou)

Zekkyou Gekijou foi feito durante um período onde Yumeji estava experimentando com Flash, em seu site (hoje disponível apenas pelo Wayback Machine) ele disponibilizava jogos, mais curtas animados e um blog que incluía entrevistas com outros grandes nomes do terror: Junji Ito, Mayuri Yamamoto, Yoshimi Seki, Madoka Kawaguchi e Shin'ichi Koga. (leia aqui!)
Esse filme de 45 minutos é animado em uma versão mais rudimentar do Flash, resultando em uma estética que é tão unica, charmosa e esquisita quanto datada e macabra. 

O OVA é composto por 2 partes, Hatsukoi no Zonbi (O Zumbi do Primeiro Amor) e Hakaba no Himitsu (O Segredo do Cemitério), enquanto o primeiro segmento é obviamente baseado no primeiro conto do mangá, não achei nenhuma história específica em Zekkyou Gekijou que tenha sido usada de base para O Segredo do Cemitério, talvez tenha sido inventada para esse motion comic, talvez seja de outra conto do Yumeji não publicado nesse volume; Cemitérios são um tema recorrente nos mangás do Yumeji.

A incrível logo CG da Moving (M)anga Productions.

O Zumbi do Primeiro Amor é colorido da forma mais louca possível. Todas as cores estão na saturação maxima. Essa estética ultra-colorida meio infantil não deveria combinar com uma história sobre o sofrimento no inferno, cadáveres podres e reencarnação mas como o mangá do Yumeji usa bastante de contrastes, acaba que essa palheta neon é a forma ideal de adaptar esse conto bizarro que é mais meigo que assustador.


O enredo é simples: Yuki (essa garota que aparece em vários mangás do Yumeji!) sofre um acidente durante a corrida da escola, no tempo que ela passa desmaiada ela vai para o submundo, onde ela encontra um garoto mais velho, ela se apaixona por ele mas eles são separados rapidamente, ela acorda e volta vida mas ele morre e volta como zumbi. Para esticar o enredo curto foram adicionadas mais cenas mostrando a visão do submundo tradicional do Japão, achei bem interessante mas elas não ficam muito naturais no resto do segmento.


Momento comparação!!
Anime
Fazendo upload: 1115136 de 1158392 bytes.
Mangá

O Segredo do Cemitério é uma experiencia quase impossível de descrever, é o tipo de loucura que apenas o Yumeji proporcionaria. Esse segmento é feito em preto e branco e conta a história de duas garotas que foram visitar uma amiga doente que mora no cemitério, a menina doente (Masako) e a protagonista (Ryoko) acreditam em fantasmas enquanto Toshiko pensa que é tudo superstição sem sentido. Tem menos gore que o primeiro segmento mas contem um twist completamente surtado. Me recuso a dar spoilers.

Tenho muita curiosidade de saber de onde essa história foi tirada. Talvez tenham mais contos da série Zekkyou Gekijou que não foram publicados em volume e agora estão presos em alguma edição da Gekkan Suspiria (Revista da editora Akita Shoten onde esses curtas foram lançados originalmente)...
O mangá tem alguns contos que envolvem cemitérios e usam o mesmo design de personagens mas nenhum deles é a base direta de O Segredo do Cemitério

Esse OVA definitivamente não é para qualquer um, se você acha que um motion comic de terror shoujo experimental de baixo orçamento é o tipo de coisa que vai te agradar, com certeza assista, mas tenho uma leve suspeita que meus gostos são meio duvidosos e esquisitos. É muito mais provável o mangá original agradar você, infelizmente, como a maioria das obras do Yumeji até agora não foram traduzidos nem para o inglês, o que tem em inglês é tradução feita por fãs de outras obras. Em português não tem nada mesmo, espero que alguma editora lance as obras dele mas como é algo muito nichado a chance é baixa.
Eu tenho um oneshot do Tanima Yumeji que foi incluído no livro The Horror Specialist 1, Kaiki Noroi ga Ippai (Bizarro: Cheio de Maldições), é uma antologia de terror da KADOKAWA com vários contos de terror de ótima qualidade de mestres do gênero. Um dos meus favoritos da minha coleção.

Um rip do OVA está no Youtube com legendas, é muito legal ver que tem gente interessada o bastante para não apenas disponibilizar o filme como traduzir ele para o inglês!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

10 mangás que eu quero que sejam publicados no Brasil

 Aqui no Brasil tem uma boa variedade mangás, mas ainda existem enormes lacunas no que a gente recebe aqui. Foi só recentemente que mangás c...