Aqui no Brasil tem uma boa variedade mangás, mas ainda existem enormes lacunas no que a gente recebe aqui. Foi só recentemente que mangás como Fire!, A Rosa de Versalhes e Zouroku no Kibyou foram lançados aqui, e até hoje não temos obras de extrema importância como Tetsujin 28, Hebi Shoujo, GeGeGe no Kitarô ou Nekojiru Udon. Eu decidi compilar nessa lista 10 obras que eu quero muito ver uma edição oficial, evitando mangás de autores que já foram publicados aqui no Brasil.
10. Frankenstein no Otoko (O Homem de Frankenstein) de Kawashima Norikazu.
| Edição Magazine House, 2022 |
Kawashima Norikazu é um hit entre os colecionadores de mangás da editora Hibari, durante os anos 80 essa empresa publicava majoritariamente mangás de terror, a Hibari foi uma das ultimas editoras a publicar mangás completamente Kaki-oroshi, ou seja, essas obras eram lançadas diretamente em volume, não sendo serializadas em revistas, esses mangás eram feitos para lançamento direto em volumes tankôbon.
9. Boku ga Shinu Dake no Hyaku Monogatari (100 Contos de Terror da Minha Própria Morte) de Matono Anji
Provavelmente esse é o melhor mangá de terror shounen dos tempos modernos. Um garoto conta 100 histórias de terror, antes e depois de cada conto temos páginas onde podemos ver Yuuma, o narrador, lentamente vai ficando mais perceptível que coisas estranhas estão acontecendo com ele e as histórias sempre refletem o que está acontecendo na vida real. Você começa a ler pelas histórias de fantasmas mas o que realmente te cativa é a narrativa moldura.
8. Yasha Gozen (Na Presença de uma Yaksha) de Yamagishi Ryouko
| Edição Bunshun Bunko Bijuaru Ban, 1994 |
Yasha Gozen é uma seleção de contos macabros favoritos da própria Yamagishi Ryouko, ela é uma lenda dos mangá shoujo e josei, escreveu e ilustrou clássicos como Arabesque, Hatshepsut e Shiroi Heya no Futari, mas ela também consegue escrever contos de horror bastante potentes, o curta titular de Yasha Gozen é um ótimo exemplo disso, é um história simples mas impactante e assustadora.
7. Nekojiru Udon (Sopa de Gatinhos) de Nekojiru
Uma das obras mais marcantes da revista Garo. Nekojru Udon é uma comédia SUPER ácida que não tem medo de ser ácida e surreal. As obras de Nekojiru são tão únicas e marcantes que tenho dificuldade de descrever de uma boa forma. Talvez eu escreva outro post sobre ela...
6. Zekkyou Daiyogen (Gritando as Grandes Profecias) de Tanima Yumeji
5. Kaze to Ki no Uta (O Poema do Vento e das Árvores) de Takemiya Keiko
4. Sei Rosalind (Santa Rosalind) de Watanabe Masako
Um fofíssimo terror sobre uma mini psicopata chamada Rosalind! Não deixe ela te enganar, esse mangá tem momentos bastante violentos e trágicos! Essa menina provavelmente matou mais pessoas que o Freddy e o Jason, ela faz o que ela quiser e ninguém consegue parar ela. Outra obra-prima do terror que eu adoro <3
3. California Monogatari (Uma História da California) de Yoshida Akimi
2. Shoujo ga Kowareta Toki (Quando a Garota Quebra) de Kawaguchi Madoka
Uma das melhores obras de uma das melhores mangakás do terror shoujo. Um compilado de curtas, todos bastante surreais e fantástico, a maior parte sendo de horror/sobrenatural e um de SF, mas todos eles com um tom de weird fiction. Kawaguchi Madoka sabe escrever um enredo cativante e fantástico. O tom e tipo de coisas que acontecem me lembram dos contos da coletânea ZOO de Otsuichi. A série dela Shi to Boku to Kanojo, um terror/drama super emocionante, também é muito boa.
1. Banana Bread no Pudding (O Pudim de Pão de Banana) de Ooshima Yumiko
Recentemente vi um tweet falando sobre fãs japoneses chocados ao descobrir que nenhuma obra de Ooshima Yumiko foi lançada nos EUA. Banana Bread no Pudding é um mangá cujo dois primeiros capítulos eu li um tempão atrás, me esqueci, quando voltei para ler de novo terminei em uma tarde. QUE MANGÁ FODA!




